12 dicas sobre produção de conteúdo para redes sociais


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Conquistar likes e seguidores nas redes sociais é fácil. Todo empreendedor (ou não) deseja criar um relacionamento duradouro e fiel com as pessoas através da produção de conteúdo nas suas redes sociais. Para isso, você precisa se comportar como amigo próximo e seguir algumas regras importantes.

Segue abaixo 12 dicas que poderão lhe auxiliar na construção de um bom relacionamento com seu público e obter um bom engajamento nas redes sociais.

1. Conheça seu público

Esse é a dica mais importante. Conhecer seu público é essencial para o sucesso de qualquer estratégia.

Definir o público alvo garantirá que todos os conteúdos desenvolvidos por você estarão de acordo com o que seu público quer ver e tem interesse.

 2. Fale a linguagem do seu público

Tão essencial quanto conhecer seu público-alvo, compreender a maneira como ele se comunica é importantíssimo para que sua mensagem seja recebida da maneira que você deseja.

Cada empresa ou pessoa comum possuirá diferentes formas de abordar seu público. Por exemplo, você não vai conversar da mesma maneira com um empresário e com um jovem estudante. Cada uma destas pessoas entende e se identifica com um tipo de linguagem diferente.

Compreenda quem é seu público, a maneira como eles se comunicam e como é que você deve abordá-los.

3. Se coloque no lugar do seu público

Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:

- O que eu ganho com este conteúdo?

- Este conteúdo é útil para mim?

- A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema?

Estes questionamentos são muito importantes. Ao tentar responder estas perguntas com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores.

4. Mantenha uma comunicação aberta com seus seguidores

Faça perguntas, peça a opinião e escute tudo que o seu público falar para você ou de você. Permitir que exista esta interação entre você e os seguidores te auxilia a criar um bom relacionamento com sua audiência e ainda permite que você consiga ter novas idéias sobre conteúdos que podem ser úteis. Desta forma, seu público se sentirá incluído e estará mais disposto a interagir com você.

5. Crie conteúdo sob medida para cada plataforma

Não poste o mesmo conteúdo, da mesma maneira, em todas as redes sociais. Copiar e colar um texto ou imagem em diferentes lugares pode não ser uma idéia tão boa.

Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes garante que seu conteúdo será entregue da melhor maneira possível para seus seguidores.

Utilize imagens, vídeos, podcasts e quaisquer outros formatos que façam sentido para seu público e as redes sociais que você utiliza.

6. Produza formatos diferentes em suas postagens

Variar o formato do conteúdo que você produz é uma ótima maneira de chamar a atenção e ganhar relevância. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se cansar e mais elas vão se engajar com você.

Inclua imagens, ilustrações ou até vídeos nas mensagens de texto quando for possível.

7. Seja humano

Quando for responder uma mensagem no Facebook, um tweet ou um comentário no LinkedIn, lembre-se de não ser um robô. Haja como uma pessoa e não apenas como um perfil empresarial. Seja educado, cordial e lembre-se de mostrar que você está ali para auxiliar seu público.

Ter este tipo de relacionamento com sua audiência garantirá que sua página seja bem vista pelos seus seguidores.

8. Escolha onde precisa estar

Na internet existem diversas plataformas de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google+, Pinterest, Snapchat, Youtube, Whatsapp etc.

A cada tempo que passa, uma nova rede social é criada com um objetivo e uma proposta diferente. É muito importante ter a noção de que você não precisa estar presente em todas elas. É preciso analisar, ao escolher onde você vai atuar alguns itens, como, por exemplo:

- Qual é o diferencial que cada uma oferece

- Onde ela se encaixa dentro de sua estratégia de marketing digital

- Onde o seu público é mais presente

- Se você tem condições e equipe para alimentar conteúdo em tantas redes

O último item é muito importante, pois, de nada adianta sair por aí cadastrando o perfil da sua empresa em cada rede social nova que é lançada e deixá-la sem ser alimentada, sem conteúdo.

9. Tenha objetivos

Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido.

Do que você mais precisa?

- Aumentar sua visibilidade?

- Melhorar a sua imagem?

- Aprimorar o relacionamento com o seu público?

Saiba aonde você quer chegar para saber que ações são mais eficientes para obter determinado tipo de retorno.

10. Acompanhe as métricas

Medir o seu desempenho é um processo fundamental em todas as etapas do marketing digital, inclusive para a sustentação da sua produção de conteúdo para as redes sociais.

Algumas métricas importantes para se analisar são: a visualização, o engajamento, a conversão e as informações de comportamento de seu público em relação a cada conteúdo postado.

Através das métricas, você poderá retirar insights poderosos sobre o que, quando, como e de que forma o seu conteúdo impacta melhor a sua audiência.

Use as métricas ao seu favor. A análise das métricas é um aliado incrível na hora de criar a sua estratégia de conteúdo, pois você irá extrair as informações que o seu próprio público irá te fornecer através das ações dele em suas páginas.

Ao analisar os dados obtidos, você consegue perceber que tipo de conteúdo está impactando melhor a sua audiência e investir ainda mais neste formato.

Além disso, através de ferramentas como o Google Analytics, o Facebook Insights e outras diversas disponíveis, gratuitas e pagas, você consegue visualizar dados sobre sua audiência e o comportamento dela.

Imagine que você descubra que grande parte do seu público também gosta muito de, por exemplo, jogos olímpicos? Ou que você saiba que grande parte deles tem o costume de acessar as redes sociais no horário de almoço?

E mais ainda, que grande parte deles está acessando de dispositivos móveis? Percebe as possibilidades que todas essas informações te oferecem?

11. Seu público nem sempre é você.

Sabemos que é muito difícil nos distanciar de nossos valores e gostos pessoais na hora de pensar na produção de conteúdo para mídias sociais e na linguagem que vamos utilizar na hora de conversar sobre nosso negócio, mas isso é muito importante.

O simples fato de você gostar de alguma coisa ou pensar de uma maneira, não quer dizer que seu público goste ou pense da mesma forma.

Esse distanciamento é algo difícil de ser realizado, mas a partir do momento em que essa importância é internalizada por você os resultados melhoram significativamente.

12. Preste atenção no que está acontecendo

Fique atento aos fatos que estão acontecendo no momento, como por exemplo, um grande evento, e veja se seu público está atuante neste evento e de que forma estão atuando.

Observar como a sua audiência está se relacionando com determinado evento é fundamental e utilizar de inspiração e comentar algum evento de importância pode ser uma excelente tática para criar engajamento com o seu público, por isso é muito importante estar sempre ligado no que está acontecendo.



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